Centenário de Vinícius


Pequena Biografia de Vinícius de Moraes

1913 - Em 19 de outubro nasce Vinicius de Moraes, no Jardim Botânico (RJ). Seus pais eram Lydia Cruz de Moraes e Clodoaldo Pereira da Silva Moraes.
1916 - muda-se para Botafogo passando a morar com os avós paternos.
1922 -Mudou-se novamente para a Ilha do Governador 
1924 - começa o curso secundário no Colégio Santo Inácio, em São Clemente (Botafogo) e passa a  cantar no coro da escola durante as missas de domingo. Participa, como ator, de peças infantis.
 1929 bacharela-se em Letras no Santo Inácio.
1930 entra para a faculdade de Direito da rua do Catete e ingressa no  Centro Acadêmico de Estudos Jurídicos e Sociais (CAJU).
1931 entra para o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).
1933 Forma-se em direito e termina o curso de oficial da reserva. Publica seu primeiro livro, O caminho para distância, na Schimidt Editora.
1935 publica Forma e exegese, com a qual ganha o prêmio Felipe d´Oliveira
1936 publica, em separata, o poema "Ariana, a mulher"
1938 publica novos poemas e é agraciado com a primeira bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade Oxford
1939 casa-se por procuração com Beatriz Azevedo de Mello. Retorna da Inglaterra, em fins do mesmo ano, devido à eclosão da II Grande Guerra
1940 nasce sua primeira filha, Susana
1941 começa a fazer jornalismo em A Manhã como crítico cinematográfico e a colaborar no Suplemento Literário, ao lado de grandes escritores brasileiros entre eles Manuel Bandeira e Cecília Meireles
1942 nasce seu filho Pedro.  A convite do então prefeito Juscelino Kubitschek, Chefia uma caravana de escritores brasileiros a Belo Horizonte. Inicia, com seus amigos, a roda literária do Café Vermelhinho.
Faz uma extensa viagem ao Nordeste do Brasil acompanhado do escritor americano Waldo Frank, a qual muda radicalmente sua visão política, tornando-se um antifacista convicto
1943 publica suas Cinco elegias, em edição mandada fazer por Manuel Bandeira, Aníbal Machado e Otávio de Faria. Ingressa por concurso na carreira diplomática.
1944 dirige o Suplemento Literário de "O Jornal".
1945 sofre um grande desastre de avião na viagem inaugural do hidro "Leonel de Marnier" perto da cidade de Rocha, no Uruguai. Escreve crônicas diárias para o jornal "Diretrizes"
1946 assume seu primeiro posto diplomático, vice-consul do Brasil, em Los Angeles, Califórnia. Ali permanece por quase cinco anos. Publica, em edição de luxo, seu livro Poemas, sonetos e baladas.
Inicia seus estudos de cinema com Orson Welles e Greg Toland.
1947 lança a revista Film
1949 João Cabral de Melo Neto, tira em sua prensa manual, em Barcelona, uma edição de cinquenta exemplares de seu poema Pátria Minha.
Morre seu pai.
1950 volta ao Brasil.
1951  Casa-se pela segunda vez com Lila Maria Esquerdo e Boscoli. Começa a colaborar no jornal Última Hora, a convite de Samuel Wainer, como cronista diário e posteriormente crítico de cinema.
1952 é nomeado delegado junto ao Festival de Punta Del Este, fazendo paralelamente sua cobertura para Última Hora. Terminado o evento parte para a Europa, encarregado de estudar a organização dos festivias de cinema de Cannes, Berlim, Locarno e Veneza para a realização do Festival de Cinema de São Paulo, dentro das comemorações do IV centenário da cidade de São Paulo. Em Paris, conhece seu tradutor francês, Jean Georges Rueff, com quem trabalha em Estrasburgo  na tradução de suas Cinco elegias.
1953 Nasce sua filha Georgina. Colabora no tablóide semanário Flan. Aparece a edição francesa de Cinq élégie, em edição de Pierre Saghers. Faz amizade com o poeta cubano Nicolás Guillén. Compõe seu primeiro samba, música e letra, Quando tu passas por mim. Faz crônicas diárias para o jornal A Vanguarda. Parte para Paris como secretário de Embaixada.
1954 Sai a primeira edição de sua Antologia Poética. A revista Anhembi publica sua peça Orfeu do Conceição, premiada no concurso de teatro do IV centenário do Estado de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário